segunda-feira, 9 de maio de 2016

JOGANDO XADREZ





   
Projeto: JOGANDO XADREZ

Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto

Diretora Geral: Roseli Botegal

Diretora Pedagógica: Vanice Schizzi
Professora Regente: Roseli Aparecida Haus de Barros
Professor de Ed. Física: Valdemor Slongo
Terceiro Ano Integral
 



Com o objetivo Geral: “Possibilitar ao aluno aprender a jogar xadrez desenvolvendo capacidades cognitivas e habilidades motoras e sociais.” (Professora Roseli Aparecida Haus de Barros) e, tendo como parâmetro as afirmações do Pedagogo suíço Charles Portos a respeito dos benefícios que o jogo de Xadrez proporciona em relação ao desenvolvimento cognitivo, a professora regente do 3° ano do Ensino Fundamental deste Centro de Educação Tangaraense “Mara Regina Simionatto”, SrªRoseli Aparecida Haus de Barros, em parceria com o professor de Educação Física,  Sr° Waldemor Slongo, tem como meta para o ano de 2016,  contando como apoio de alunos/monitores, dos anos finais do EF desta EU, atingir o objetivo acima relatado, através das atividade:

  • Conhecer a história do Xadrez, estratégias, notações, regras e alguns estudos específicos da modalidade;
  • Assistir ao filme: “Lances Inocentes” dirigido por Steven Zaillian. Trabalho oral de análise e entendimento com depoimento dos alunos;
  • Jogar com colegas da sala de aula;
  • Jogar com monitores de outras turmas;
  • Participar do Campeonato Interno de Xadrez da Escola.


Depoimento dos alunos do 3° ano, após assistirem ao filme: 


"O filme é legal e a gente aprende mais sobre o xadrez” - Maria Clara

“Eu gostei do filme porque faz a gente pensar em xadrez” - Eduardo

“Eu adorei o filme porque o menino nasceu com o dom de jogar xadrez, é esperto e eu também queria ser assim” - Letícia Ariane

“Eu gostei do filme porque usei muito a cabeça” - Luiz Paulo

“O xadrez é legal, faz a gente aprender” - Cassiani 



Depoimento do Professor de Educação Física


“Trabalhamos com nossos alunos do 3° ano integral, convidando-os para que, exercitem sua mente de forma a torná-la mais receptiva ao aprender, facilitando o ensino e a aprendizagem, uma vez que o jogo em seus benefícios cognitivos é muito amplo.”

(Waldemor Slongo)



Interdisciplinaridade:


Neste projeto, JOGANDO XADREZ, todas as disciplinas do currículo escolar se fazem presentes. Em sua história, percebe-se, além da própria disciplina, a presença da geografia. A Língua, no diálogo constante do jogador com as peças, envolvendo sempre a matemática em cada jogada. Também podemos destacar os valores como: respeito, paciência, tolerância, importância do saber ganhar e/ou perder. O jogo ensina formas de compreender e colocar-se no lugar do outro a fim de resolver situações que surgem ao longo da vida. Entende-se então, que o xadrez tem grande importância no exercício do imaginário, da inteligência e também do raciocínio lógico. Como diz Goethe /1876: “O xadrez é a ginástica da inteligência”. Ele, em sua grandeza, cria possibilidades para a  ação/ reflexão/ação ou seja, cada jogador organiza o movimento das peças em seu jogo no  tabuleiro, assim como na  vida  onde somos responsáveis por nossos atos, em consequência, respondemos por eles.”(Vanice Schizzi)



Terceiro ano Integral aprendendo a jogar com o monitor.
 



Um comentário: