segunda-feira, 11 de abril de 2016

Poema: O NOME DO CATA-VENTO



Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto
Diretora: Roseli Botegal
Diretora Pedagógica: Vanice Schizzi
Professoras: Vanessa Schmitt Baldo
Auxiliar de sala: Jaqueline Baggio Ribeiro
Educação Infantil – Pré II Integral



GÊNERO TEXTUAL:  POEMA

O NOME DO CATA-VENTO

Cata-vento foi ao cartório                                           Quando o vento passa,
Mudar de nome, o coitado:                                         Não cata o vento, nem cata nada
Quando era pequenino                                                Por isso foi ao cartório
Ele ganhou o nome errado...                                       apressado o cata-vento.
.Quando o vento passa,                                                Para mudar de nome,
Cata tudo lá fora.                                                         Logo chegou dizendo:
Papel jogado no chão.                                                 -Muda aí o meu nome
Cata tudo e vai embora.                                               na certidão de nascimento!
O cata-vento só gira,                                                    Se no vento eu só giro,
Gira, gira em disparada                                                Me chame de Gira-vento.
Quando o vento passa,
Quando o vento passa,       

Fonte: (Meuer, Sérgio. Cada coisa que me aparece. São Paulo: Editora Cortez,2008)


Atividades:
Neste dia, com uma preparação prévia sobre o tema a ser explorado, levamos nossos alunos para passear aos arredores da escola, com o objetivo de dialogar com a realidade que a natureza nos apresenta. Induzimos nossos alunos a sentir o vento, conversar com o vento (riram muito), observar o balançar das folhas  das árvores e das roupas estendidas no varal. Terminado o passeio, voltamos para a sala de aula onde foi-lhes apresentado  uma dobradura de cata-vento em papel cartão. Todos pegaram, visualizaram, pintaram e brincaram. Foi outro momento de deleite. Passamos para a apresentação do poema, acima registrado, de Sérgio Meuer. Após a leitura do poema, induzimos os alunos a uma breve interpretação oral, buscando as respostas deles, dentro do entendimento de cada um. Na sequência, seguindo nossas orientações, todos, em grau de dificuldades diferenciadas, com ajuda, foram montando o seu cata-vento, apoiado em um espetinho de madeira. Voltamos à rua, mas nosso cata-vento não queria girar, concluímos então que o suporte do cata-vento era muito fraquinho e, ao invés de girar, tombava para os lados. Seguimos em sala de aula com a representação através de desenho, que representasse a própria criança brincando.

Observação: A escolha deste texto favoreceu o trabalho interdisciplinar com vistas para a alfabetização e letramento. Em se tratando da interdisciplinaridade, foram contempladas as áreas: língua materna, matemática, ciências, arte, e também os temas: preservação da natureza, respeito ao meio ambiente.
Língua portuguesa: O texto, tipologia textual, vocabulário, entonação, leitura observada pelas crianças, entendimento das palavras no contexto. Socialização de ideias que o texto oferece e  expressão oral.
Matemática: Força e movimento, figura geométrica: triângulo e quadrado, espessura, peso, medida (sem instrumento de medir), através da percepção de tamanho das hélices do cata-vento, do tamanho do quadrado e dos triângulos, do comprimento do suporte  do cata-vento, ideia de mais e de menos na colagem, diferença entre mais e menos cola, tempo de secagem...
Ciências: Vento, tempo, saúde, preservação e respeito ao meio ambiente, processo de evaporação da água. 
Avaliação do trabalho realizado: O trabalho realizado com as crianças foi de grande valia, pois o mesmo supriu as expectativas esperadas por nós educadores. Percebemos o interesse dos nossos alunos em querer saber mais, buscando em nós respostas para inúmeras perguntas.
Vídeo e foto abaixo:

 
O poema "O nome do cata-vento"

Foto da turma do Pré - Integral II



sexta-feira, 1 de abril de 2016

REUNINDO AS LIDERANÇAS



REUNINDO AS LIDERANÇAS
Dia 11 /03/2016 :   Eleição dos representantes de sala,  presidente e vice presidente e professor regente
Resultado da eleição

5º ano matutino :
PROFESSORA REGENTE :  Claudia  de Souza
PRESIDENTE:  Isabele Albiero    /   14  votos válidos
VICE- PRESIDENTE:  Gustavo Arruda Terres  /   6 votos válidos

5° ano vespertino :
PROFESSORA Regente :    Claudia de Souza
PRESIDENTE:  Kauany Silva Lamim    / 7 votos válidos
VICE- PRESIDENTE : Valentina Agostini Meyer    /   6 votos válidos

6° ANO
REGENTE DE CLASSE:  Daiana Fontana Cecatto  /   25 votos válidos
PRESIDENTE DE CLASSE:  Maria Eduarda Freitas de Souza  /  07votos válidos
VICE- PRESIDENTE: Alanys Sartori de Jesus /   05 votos válidos

7° ANO
REGENTE DE CLASSE:   Marli Cristina Andrade  /   23 votos válidos
PRESIDENTE:   Eduarda  Moreira Ribeiro   /  23 votos válidos
VICE- PRESIDENTE :  Caroline Zanella  Sgorla  /  03 votos válidos

8° ANO
REGENTE DE CLASSE :   Tatiana Souza do Amaral   /   15 votos válidos
PRESIDENTE :  Carlos Michel Fritsche Vieira     /    11 votos válidos
VICE- PRESIDENTE  :  Camilli Trevisol Fernandes   /   03 votos válidos


9° ANO
REGENTE DE CLASSE :  Marizete  Ceron  Piana    / 11 votos válidos
PRESIDENTE:   Elisa Maria Rissi Ferreira   /    08 votos
VICE- PRESIDENTE:   Jefferson  Arruda Siqueira   /   05 votos válidos




 Dia:  29 de março de 2016
 Ato de posse dos representantes de sala eleitos em  11 /03/2016


Foto 1- Reunião com os alunos eleitos como presidente e vice-presidente do período matutino




Foto 2- Reunião com a presidente e vice-presidente do 5º ano vespertino


É de competência do presidente e do vice- presidente de sala:  (cópia do PPP da Escola)
·         Incentivar e promover boas iniciativas culturais, esportivas e assistenciais de classe:
·         Desenvolver espírito de coleguismo, incentivando a cooperação entre todos os alunos de sua classe.
·         Incentivar e promover o mural da classe com o professor regente
·         Participar de reuniões quando solicitado
·         Promover o entrosamento e as boas relações  entre os demais colegas e entre as classes.
·         Ser o representante da turma, dentro da turma, dentro e fora da sala.
·         Realizar reuniões com a classe quando necessário, com a permissão da direção.
·         Participar do conselho de classe, quando solicitado.
·         Cuidar da ordem e da limpeza da sala.
·         Colocar o professor regente a par dos problemas que surgem na sala.
·         Cuidar para que ninguém jogue lixo no chão, encoste as cadeiras  nas paredes e risquem as carteiras.
·         Ajudar a organizar filas.
·         O vice-presidente deverá  auxiliar o presidente no cumprimento dos deveres.
·         Cumprir com dedicação suas funções.
Diretora Geral : Roseli Botegal
Diretora pedagógica : Vanice Schizzi

sexta-feira, 18 de março de 2016

ATIVIDADE DE SEQUENCIA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS E CORES - 1º ano Integral




O aluno recebe figuras geométricas, triangulo quadrado, círculo, que deverá ser recortada,e colada de acordo com a sequencia exposta, porém o aluno deverá pintar de acordo com sua preferência de cores. Ao colar deverá observar a sequencia exposta por mim no que se refere à sequencia de  cores.
 
Terminada a atividade de recorte, pintura e colagem, em minha observação deixo registrado:
Em relação à sequencia das cores , recorte/colagem e mudança de cor, realizamos uma  análise estatística, para melhor entendimento de cada aluno em relação a  evolução do processo  de aprender, entendimento do tema deste projeto : Lateralidade,  agilidade e desenvoltura nas respostas diante da atividade.
Neste dia, estavam presentes: 17 alunos, sendo que destes, 07 alunos realizaram sem dificuldade a sequencia de cores,  enquanto que 10 alunos, não o conseguiram .
Neste trabalho considerado  de fácil compreensão , realizei uma nova observação com dados mais precisos, sendo :
1.       07 alunos com dificuldade na ordenação sequencial das figuras ( jogaram as figuras na página.
2.       01 aluno com grande dificuldade motora
3.       01 aluno com dificuldade  de localização espacial
4.       16 alunos com dificuldade de copiar a figura do triângulo.
5.       16 alunos com dificuldade  em relação ao manuseio do lápis de cor no colorir as figuras geométricas apresentadas.(força e movimento)
6.       13 alunos com dificuldade de estabelecer limites.
Estas observações,  por mim realizadas, nesta atividade, falam  por si só que , este projeto, que ainda é uma criança, está surtindo o efeito desejado  e que meu trabalho está tomando forma e,  despertando o meu desejo de continuar , bem como do meu aluno em evoluir em  seu processo de ensino aprendizagem.
  



quinta-feira, 17 de março de 2016

Atividade de História com o 6º ano "CAÇADORES DE RELÍQUIAS "






Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto
Diretora: Roseli Botegal
Diretora Pedagógica: Vanice Schizzi
Professoras: Daiana A. Fontana Cecatto e Vanderleia
Componente Curricular: História


A atividade intitulada "Caçadores de Relíquias" foi  desenvolvida no componente curricular de História com os alunos do 6° ano 01. Os alunos  trouxeram diversas fontes históricas, catalogaram os objetos, contaram de onde vieram tais objetos e sua importância para a família.
 Esta iniciativa tem como objetivo apreciar a história local e a história do aluno, além de se compartilhar o conhecimento de forma interativa, que ocorreu através da organização de  uma exposição com objetos antigos, considerados fontes históricas. Por “fonte histórica” entende-se que são todos os vestígios da vida humana no passado utilizado pelo historiador, como fotografia, fita cassete,  cds, discos, pintura, livro, certidão de nascimento, de óbito, carta, moedas, vestuário, etc. 
A exposição foi apreciada pela  Direção e alunos de outras salas que visitaram a exposição. Este trabalho “Caçadores de Relíquias” além de promover a iniciativa e  motivação  do discente, também é uma forma riquíssima de promover o conhecimento, valorizando a História através da  aplicação do conhecimento.   Ela chama atenção dos alunos  para a observação dos objetos, considerando-se o modo de viver das pessoas de determinada época e também destaca a importância dos documentos e objetos para a preservação da memória.
Foto 1- Fontes históricas catalogadas


Foto 2-  A turma do 6° ano e  as professoras Daiana e Vanderleia


Foto 3- Alunos  ajudando a organizar a exposição


Foto 4 - Exposição das fontes históricas


Foto 5- Alunos  do 9° ano visitando a exposição

Foto 6- Aluna Allanys  do 6° ano explicando aos visitantes sobre as fontes históricas

Foto 7- Aluno João Vitor explicando aos visitantes os objetos da exposição