quarta-feira, 25 de maio de 2016

RELAÇÕES ECOLÓGICAS



Centro de Educação Tangaraense Mara Regina SimionattoTangará – SC
Diretora Geral: Roseli Claudete Botegal
Diretora Pedagógica : Vanice Schizzi
Professora : Marli Cristina Andrade
Disciplina : Ciências  6° ano  / 2016

RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Objetivo: Reconhecer as principais relações existentes entre os seres vivos.

Lendo o texto de Eduardo Pontes Vieira, “SOMOS TODOS IGUAIS?...E O QUE ISSO TEMA VER COM CIÊNCIAS?” muitos questionamentos foram surgindo, levantamos hipóteses e compartilhamos nossos conhecimentos e nossas dúvidas. Conduzi o trabalho para que resultasse numa pesquisa de interesse comum a respeito do assunto em questão. Num trabalho coletivo socializamos os resultados abaixo registrados em fotografias.







segunda-feira, 9 de maio de 2016

JOGANDO XADREZ





   
Projeto: JOGANDO XADREZ

Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto

Diretora Geral: Roseli Botegal

Diretora Pedagógica: Vanice Schizzi
Professora Regente: Roseli Aparecida Haus de Barros
Professor de Ed. Física: Valdemor Slongo
Terceiro Ano Integral
 



Com o objetivo Geral: “Possibilitar ao aluno aprender a jogar xadrez desenvolvendo capacidades cognitivas e habilidades motoras e sociais.” (Professora Roseli Aparecida Haus de Barros) e, tendo como parâmetro as afirmações do Pedagogo suíço Charles Portos a respeito dos benefícios que o jogo de Xadrez proporciona em relação ao desenvolvimento cognitivo, a professora regente do 3° ano do Ensino Fundamental deste Centro de Educação Tangaraense “Mara Regina Simionatto”, SrªRoseli Aparecida Haus de Barros, em parceria com o professor de Educação Física,  Sr° Waldemor Slongo, tem como meta para o ano de 2016,  contando como apoio de alunos/monitores, dos anos finais do EF desta EU, atingir o objetivo acima relatado, através das atividade:

  • Conhecer a história do Xadrez, estratégias, notações, regras e alguns estudos específicos da modalidade;
  • Assistir ao filme: “Lances Inocentes” dirigido por Steven Zaillian. Trabalho oral de análise e entendimento com depoimento dos alunos;
  • Jogar com colegas da sala de aula;
  • Jogar com monitores de outras turmas;
  • Participar do Campeonato Interno de Xadrez da Escola.


Depoimento dos alunos do 3° ano, após assistirem ao filme: 


"O filme é legal e a gente aprende mais sobre o xadrez” - Maria Clara

“Eu gostei do filme porque faz a gente pensar em xadrez” - Eduardo

“Eu adorei o filme porque o menino nasceu com o dom de jogar xadrez, é esperto e eu também queria ser assim” - Letícia Ariane

“Eu gostei do filme porque usei muito a cabeça” - Luiz Paulo

“O xadrez é legal, faz a gente aprender” - Cassiani 



Depoimento do Professor de Educação Física


“Trabalhamos com nossos alunos do 3° ano integral, convidando-os para que, exercitem sua mente de forma a torná-la mais receptiva ao aprender, facilitando o ensino e a aprendizagem, uma vez que o jogo em seus benefícios cognitivos é muito amplo.”

(Waldemor Slongo)



Interdisciplinaridade:


Neste projeto, JOGANDO XADREZ, todas as disciplinas do currículo escolar se fazem presentes. Em sua história, percebe-se, além da própria disciplina, a presença da geografia. A Língua, no diálogo constante do jogador com as peças, envolvendo sempre a matemática em cada jogada. Também podemos destacar os valores como: respeito, paciência, tolerância, importância do saber ganhar e/ou perder. O jogo ensina formas de compreender e colocar-se no lugar do outro a fim de resolver situações que surgem ao longo da vida. Entende-se então, que o xadrez tem grande importância no exercício do imaginário, da inteligência e também do raciocínio lógico. Como diz Goethe /1876: “O xadrez é a ginástica da inteligência”. Ele, em sua grandeza, cria possibilidades para a  ação/ reflexão/ação ou seja, cada jogador organiza o movimento das peças em seu jogo no  tabuleiro, assim como na  vida  onde somos responsáveis por nossos atos, em consequência, respondemos por eles.”(Vanice Schizzi)



Terceiro ano Integral aprendendo a jogar com o monitor.
 



segunda-feira, 11 de abril de 2016

Poema: O NOME DO CATA-VENTO



Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto
Diretora: Roseli Botegal
Diretora Pedagógica: Vanice Schizzi
Professoras: Vanessa Schmitt Baldo
Auxiliar de sala: Jaqueline Baggio Ribeiro
Educação Infantil – Pré II Integral



GÊNERO TEXTUAL:  POEMA

O NOME DO CATA-VENTO

Cata-vento foi ao cartório                                           Quando o vento passa,
Mudar de nome, o coitado:                                         Não cata o vento, nem cata nada
Quando era pequenino                                                Por isso foi ao cartório
Ele ganhou o nome errado...                                       apressado o cata-vento.
.Quando o vento passa,                                                Para mudar de nome,
Cata tudo lá fora.                                                         Logo chegou dizendo:
Papel jogado no chão.                                                 -Muda aí o meu nome
Cata tudo e vai embora.                                               na certidão de nascimento!
O cata-vento só gira,                                                    Se no vento eu só giro,
Gira, gira em disparada                                                Me chame de Gira-vento.
Quando o vento passa,
Quando o vento passa,       

Fonte: (Meuer, Sérgio. Cada coisa que me aparece. São Paulo: Editora Cortez,2008)


Atividades:
Neste dia, com uma preparação prévia sobre o tema a ser explorado, levamos nossos alunos para passear aos arredores da escola, com o objetivo de dialogar com a realidade que a natureza nos apresenta. Induzimos nossos alunos a sentir o vento, conversar com o vento (riram muito), observar o balançar das folhas  das árvores e das roupas estendidas no varal. Terminado o passeio, voltamos para a sala de aula onde foi-lhes apresentado  uma dobradura de cata-vento em papel cartão. Todos pegaram, visualizaram, pintaram e brincaram. Foi outro momento de deleite. Passamos para a apresentação do poema, acima registrado, de Sérgio Meuer. Após a leitura do poema, induzimos os alunos a uma breve interpretação oral, buscando as respostas deles, dentro do entendimento de cada um. Na sequência, seguindo nossas orientações, todos, em grau de dificuldades diferenciadas, com ajuda, foram montando o seu cata-vento, apoiado em um espetinho de madeira. Voltamos à rua, mas nosso cata-vento não queria girar, concluímos então que o suporte do cata-vento era muito fraquinho e, ao invés de girar, tombava para os lados. Seguimos em sala de aula com a representação através de desenho, que representasse a própria criança brincando.

Observação: A escolha deste texto favoreceu o trabalho interdisciplinar com vistas para a alfabetização e letramento. Em se tratando da interdisciplinaridade, foram contempladas as áreas: língua materna, matemática, ciências, arte, e também os temas: preservação da natureza, respeito ao meio ambiente.
Língua portuguesa: O texto, tipologia textual, vocabulário, entonação, leitura observada pelas crianças, entendimento das palavras no contexto. Socialização de ideias que o texto oferece e  expressão oral.
Matemática: Força e movimento, figura geométrica: triângulo e quadrado, espessura, peso, medida (sem instrumento de medir), através da percepção de tamanho das hélices do cata-vento, do tamanho do quadrado e dos triângulos, do comprimento do suporte  do cata-vento, ideia de mais e de menos na colagem, diferença entre mais e menos cola, tempo de secagem...
Ciências: Vento, tempo, saúde, preservação e respeito ao meio ambiente, processo de evaporação da água. 
Avaliação do trabalho realizado: O trabalho realizado com as crianças foi de grande valia, pois o mesmo supriu as expectativas esperadas por nós educadores. Percebemos o interesse dos nossos alunos em querer saber mais, buscando em nós respostas para inúmeras perguntas.
Vídeo e foto abaixo:

 
O poema "O nome do cata-vento"

Foto da turma do Pré - Integral II



sexta-feira, 1 de abril de 2016

REUNINDO AS LIDERANÇAS



REUNINDO AS LIDERANÇAS
Dia 11 /03/2016 :   Eleição dos representantes de sala,  presidente e vice presidente e professor regente
Resultado da eleição

5º ano matutino :
PROFESSORA REGENTE :  Claudia  de Souza
PRESIDENTE:  Isabele Albiero    /   14  votos válidos
VICE- PRESIDENTE:  Gustavo Arruda Terres  /   6 votos válidos

5° ano vespertino :
PROFESSORA Regente :    Claudia de Souza
PRESIDENTE:  Kauany Silva Lamim    / 7 votos válidos
VICE- PRESIDENTE : Valentina Agostini Meyer    /   6 votos válidos

6° ANO
REGENTE DE CLASSE:  Daiana Fontana Cecatto  /   25 votos válidos
PRESIDENTE DE CLASSE:  Maria Eduarda Freitas de Souza  /  07votos válidos
VICE- PRESIDENTE: Alanys Sartori de Jesus /   05 votos válidos

7° ANO
REGENTE DE CLASSE:   Marli Cristina Andrade  /   23 votos válidos
PRESIDENTE:   Eduarda  Moreira Ribeiro   /  23 votos válidos
VICE- PRESIDENTE :  Caroline Zanella  Sgorla  /  03 votos válidos

8° ANO
REGENTE DE CLASSE :   Tatiana Souza do Amaral   /   15 votos válidos
PRESIDENTE :  Carlos Michel Fritsche Vieira     /    11 votos válidos
VICE- PRESIDENTE  :  Camilli Trevisol Fernandes   /   03 votos válidos


9° ANO
REGENTE DE CLASSE :  Marizete  Ceron  Piana    / 11 votos válidos
PRESIDENTE:   Elisa Maria Rissi Ferreira   /    08 votos
VICE- PRESIDENTE:   Jefferson  Arruda Siqueira   /   05 votos válidos




 Dia:  29 de março de 2016
 Ato de posse dos representantes de sala eleitos em  11 /03/2016


Foto 1- Reunião com os alunos eleitos como presidente e vice-presidente do período matutino




Foto 2- Reunião com a presidente e vice-presidente do 5º ano vespertino


É de competência do presidente e do vice- presidente de sala:  (cópia do PPP da Escola)
·         Incentivar e promover boas iniciativas culturais, esportivas e assistenciais de classe:
·         Desenvolver espírito de coleguismo, incentivando a cooperação entre todos os alunos de sua classe.
·         Incentivar e promover o mural da classe com o professor regente
·         Participar de reuniões quando solicitado
·         Promover o entrosamento e as boas relações  entre os demais colegas e entre as classes.
·         Ser o representante da turma, dentro da turma, dentro e fora da sala.
·         Realizar reuniões com a classe quando necessário, com a permissão da direção.
·         Participar do conselho de classe, quando solicitado.
·         Cuidar da ordem e da limpeza da sala.
·         Colocar o professor regente a par dos problemas que surgem na sala.
·         Cuidar para que ninguém jogue lixo no chão, encoste as cadeiras  nas paredes e risquem as carteiras.
·         Ajudar a organizar filas.
·         O vice-presidente deverá  auxiliar o presidente no cumprimento dos deveres.
·         Cumprir com dedicação suas funções.
Diretora Geral : Roseli Botegal
Diretora pedagógica : Vanice Schizzi