quinta-feira, 10 de março de 2016

PROJETO LATERALIDADE



CENTRO DE EDUCAÇÃO TANGARAENSE MARA REGINA SIMIONATTO
DIRETORA GERAL:  ROSELI  BOTEGAL
ORIENTADORA PEDAGÓGICA:  VANICE  SCHIZZI
PROFESSORA: REGINA ARCARI
1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL




PROJETO: LATERALIDADE





1.      Objetivo Geral : Proporcionar à criança oportunidade para perceber que a lateralidade  está presente em todos os momentos de suas vidas.


2.      Objetivos Específicos:
2.1.Identificar a lateralidade e o espaço no próprio corpo em diferentes posições;
2.2.Possibilitar aos alunos  o reconhecimento da questão lateralidade nos abjetos  existentes na sala de aula;
2.3.Proporcionar trabalhos onde os alunos possam construir  seu conhecimento
2.4.Propor momentos de socialização das descobertas em sala de aula.

3.      Justificativa:
Torna-se necessário que o educador compreenda a importância de trabalhar com seus alunos todas as questões referentes ao desenvolvimento motor da criança, principalmente nos anos iniciais de sua escolaridade, o que possibilita inúmeros benefícios ao sujeito em todas as áreas do conhecimento favorecendo  o entendimento para a vida. Não se pode negar que a elaboração de tais conceitos possibilitará ao aluno o entendimento não só  de seu corpo  mas também a utilização do  espaço que o cerca.
 É importante que a criança até seus 8 anos, em média,  tenha  a percepção  global de seu próprio corpo em relação ao espaço que vive para  entender e, apoderar-se com mais facilidade do correto traçar das letras e dos numerais  visando sempre um aprender a ler e a escrever com mais facilidade. Do contrário, a criança crescerá atingindo a fase adulta com dificuldades de encontrar a direção (esquerda, direita, dentro fora ..); de interiorização de si mesmo; de imaginação; de percepção do espaço em que vive (esbarrar em coisas por exemplo); dificuldade de leitura e escrita (já citado); e também dificuldade de organização.

4.      Metodologia:
Num trabalho interdisciplinar trabalha-se junto com a criança atividades  diversas, envolvendo riscas, recortes, colagem, trabalho com palitos, jogos, observações e conclusões . Trabalhos em sala de aula voltados para o desenvolvimento da  lateralidade envolvendo noção espacial que  ajudem a criança a  lidar com suas dificuldades.
Disciplinas contempladas:
Língua Portuguesa: Linguagem oral, desenvolvendo a habilidade de ouvir e falar, na linguagem escrita o traçado das letras (direção).
Matemática: Junto com língua Portuguesa, (direção, esquerda, direita, dentro, fora, em cima, embaixo); proporção do próprio corpo, imaginação, distância, proximidade, (organização do espaço...), traçado dos números. Distância: tamanho do pé ou da mão do pai e do aluno, idade do pai e do aluno (distância de tempo), Calendário o antes e o depois
Educação Física: Atividade física ritmada. Música  e letra da cantiga , Escravos de Jó. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com o professor de Educação Física, que comandou a brincadeira  da seguinte forma:  Os alunos receberam  brinquedos, que, sentados no chão, em círculo, obedeciam ao comando da letra , no ritmo da música, buscavam as direções do comando. Busca-se com esta brincadeira  o entendimento de que no espaço não existem direções objetivas, o entendimento de direita e esquerda  são determinadas  sobre a base das atividades realizadas com o próprio corpo. No trabalho realizado, constatou-se a grande dificuldade que as crianças carregam consigo, mesmo tendo passado pela Educação Infantil, não só da compreensão da organização do espaço em relação ao próprio corpo, mas também da  sintonia entre o ritmo e a atividade de esquerda, direita, frente, atrás, em cima embaixo. Em nossa avaliação, podemos dizer que se faz necessário o processo de construção do conhecimento, para a construção das habilidades  rítmica e motora, em constante diálogo com as aulas de Educação Física, fator determinante para que o aluno aprenda com mais facilidade o ler e o escrever.

5.      Atividades:
Atividades musicais, atividades lúdicas, jogos, recorte e colagem com palitos, atividades de ouvir, socialização das atividades entre os alunos ( “eu fiz assim”... etc),  que desenvolvam habilidade de direita e esquerda bem como domínio do espaço em relação ao próprio corpo ou ao que está a sua volta. Atividade de alongamento, ( esticar as mãos acima da cabeça, colocar  uma mão na cabeça outra na barriga, agora as duas mãos nos joelhos, colocar as mãos atrás das costas, colocar uma atrás das costas outra na barriga, a mão direita toca no cabelo, a  mão direita toca no joelho esquerdo. Brincadeira de passa bola, passa arco. Atividades de localização de objetos no espaço escolar, na sala de aula, na mesa individual, chamar atenção para os objetos que estão sempre no mesmo lugar, Trabalho de recorte de figuras iguais de tamanhos diferentes, recortar tiras de papel , amarrar, fazer nó, fazer laço, pesquisa em casa  sobre tamanhos diversos, socialização em sala de aula.  Trabalhar com palitos de picolé, montar e desmontar letras ( letra H, por exemplo, muitas possibilidades), atividades de dança , coreografia entre tantas outras que visem o desenvolver do conceito de lateralidade, dobradura, ...
Exemplos de  atividades:
a)      Gravuras montadas de animais, formando pares, são distribuídas aos alunos, estes devem observar as gravuras e obedecer ao comando da professora  assim: Mostre a ovelha  com a cabeça voltada para baixo , quem a tiver deverá mostrar aos colegas e fixar no mural, e assim consecutivamente , até ordenar os animais por pares.
b)      Construção de linhas com papel colorido: Distribuído  os  papeis  coloridos, os alunos recortaram tiras que passam a  organizá-las sobre a mesa de trabalho, linha no sentido horizontal e vertical, formando várias situações de acordo com o comando da professora. (trabalho semelhante a atividade com o palito de picolé).
c)      O mesmo trabalho feito com as tiras, agora foi realizado com o próprio corpo.
d)     Distribuído  gravuras de dois peixes para cada aluno. Realizaram o recorte e colagem, seguindo o comando da professora.

6.      Avaliação desta atividade:
            Muitas foram as dificuldades de entendimento, alguns alunos apenas viram a figura e colaram,  porem o detalhe das figuras estava nos olhos dos peixes. Os alunos precisaram observar  que o  peixe  direcionado  para a esquerda estava com o olho voltado para cima da boca ,e o segundo peixe deve ser colado direcionado para a direita . Muitas dificuldade  de localização, ainda encontrada.

Obs.: As atividades continuam, por estarmos em processo de construção do conhecimento, trabalho em estudo. Até o momento, observa-se que  as ferramentas como jogos , brincadeiras, recorte e colagem, e montagens  ( lúdico), são de grande importância para o desenvolvimento  do conceito de esquerda ,direita, subir, descer, audição ,equilíbrio,  visão, tato, acima, embaixo, a frente, atrás... uma vez que , mesmo nas dificuldades percebe-se o avanço da apropriação do entendimento por parte do aluno no que diz respeito ao tema  apresentado e em construção junto com o aluno.

Segue alguns registros  trabalhados até o momento.















ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO PROJETO EM DESENVOLVIMENTO: LATERALIDADE
ATIVIDADE COM PALITOS DE PICOLÉ:
Obs.: Os palitos são decorados com a colagem prévia, material organizado pelo professor,  utilizando corações  de vários tamanhos, cores e posições.
Desenvolvimento:
As crianças são colocadas no chão, sentadas lado a lado, formando um círculo. A professora, entrega para cada criança, dois palitos de picolé decorados de forma diferente um em  relação ao outro. Na sequencia são observadas as cores, os tamanhos e a posição de cada coração colado no palito de picolé. Após feito o trabalho de observação os alunos são convidados a encontrar o palito, que está na mão de um dos colegas do grupo, para que juntos formem o par de iguais. Após encontrar o palito igual ao seu, forma-se o par no centro do círculo.  Concluindo a atividade, os alunos são questionados a respeito do formato dos corações:   maior, menor e intermediário, posição dos corações colados, cor dos corações, espessura dos corações e, corações partidos ao meio (metade).




Avaliação:
Durante o desenvolvimento da atividade  (formar os pares dos palitos de picolé), não houve muitas dificuldades,  apenas um pouco de tumulto , visto a ansiedade em buscar os pares .A maior dificuldade foi em classificar  os corações colados nos palitos   em relação ao seu tamanho, etc.
A participação foi muito boa, por parte dos alunos, percebi maior interesse em acertar, concentração  para colocar em prática os meus comandos , melhor percepção  em relação  ao tamanho, porém, confusões fora constatadas, o trabalho em equipe foi espontâneo, uma criança ajudando a outra por instinto.
Em seguida iniciou-se a ideia de horizontalidade e verticalidade com o manuseio  dos palitos de picolé em cima da mesa, em figuras planas. Com quatro palitos os alunos formaram linhas horizontais e verticais  entre outras figuras geométricas.
Por ser um processo de aprendizagem,  avanço no entendimento de lateralidade foi  observado durante o desenvolvimento da atividade.





Atividade: Muito prazer, Frida!
Trabalhando interdisciplinaridade, dentro do projeto: Arte com lateralidade, com os  alunos do 1º ano Integral.
Através da leitura de imagem, das obras da Artista Frida Kahlo, os alunos são conduzidos a perceber que, seja na pintura, escultura ou fotografia, todas,  carregam consigo   qualidades que  nos conduzem as mais diversas  informações.
 Para entendermos tais informações  é necessário despertar em nosso aluno, um olhar crítico, o que levará a todos os envolvidos na atividade , as características formais da obra, em termos de linhas, tons, cores, posições, espaço e massa, por exemplo. Concluindo assim que, ao entendermos  suas propriedades físicas, como para seus materiais e processos, aprofundaremos nossa compreensão e entendimento do objeto artístico.
Fotos: 





Procedimento:
Observando obras da artista: Frida Kahlo, como leitura de imagem em seu trabalho exposto percebe-se o autorretrato no  decorrer de sua vida. Nelas Identificamos  as diferentes composições, posições do rosto e corpo, formas criadas, cores utilizadas, as técnicas empregadas de cada obra.
Depois, em uma conversa, com os alunos sobre as propostas da artista, vieram  a perguntas:
* Do que é feito um retrato?
Para a realização de um retrato, o artista precisa conhecer o aspecto físico e a personalidade da pessoa a ser retratada. Então, para retratar a aparência, podemos utilizar um espelho, como proposta de trabalho cada um representou seu desenho do retrato, observando-se em um espelho.
Após o trabalho realizado, cada aluno socializou seu trabalho ,percebi a satisfação dos alunos ao falarem sobre sua releitura,  dizendo, por exemplo: : não ficou igual ,o meu rosto que vi (no espelho), saiu feio, mas minha mão fiz do lado certo, como me vi no espelho, ou o laço de minha tiara está do lado direito e assim sucessivamente. Muitos foram os comentários a respeito .
Num segundo momento, ficamos  todos em pé .Eu, professora ,dirigi o trabalho de movimento corporal  ( lateralidade), falando os gestos a serem imitados por mim num trabalho de complementação da obra em estudo envolvendo o tema  do projeto com a visão de lateralidade através do movimento corporal.
Concluo que, a Psicomotricidade envolve  condutas motoras que darão suporte para o desenvolvimento cognitivo da criança, entendendo que o corpo torna-se  um meio dinâmico que, se explorado, possibilita o acesso à aprendizagem com maior facilidade eliminando  inúmeras limitações  de aprendizagem.
A psicomotricidade deve ser considerada a base do processo educacional desde a  educação infantil e, tendo continuidade nas séries seguintes. Pode afirmar que, sem o    domínio de seu corpo e a estruturação de suas habilidades psicomotoras, a criança apresentará dificuldade no desenvolvimento de sua aprendizagem.
 Através deste trabalho constatamos o  avanço cognitivo em  nossas crianças. Aprender como orientar seu próprio corpo em relação a objetos e pessoas, explorar movimentos com o corpo, valorizar a expressão corporal, desenvolver noções de lateralidade e habilidades espaciais, percebendo a organização do nosso espaço como um todo, é o nosso aluno precisa, desde a Educação Infantil para seu melhor domínio das linguagens, seja orais ou, escritas, fator determinante para a vida em sociedade.
Professora de Arte: Marizete Piana





Alimentando o projeto: LATERALIDADE
Professora Regina Arcari

LINHAS:  VERTICAL E HORIZONTAL

Após oportunizar o trabalho de  socialização  entre os alunos sobre os conceitos já adquiridos  dos termos:  vertical e horizontal, oportunizando a contação de experiências vividas, chega o momento de colocar em prática.  Dado um modelo  (foto 1)  e fazendo com que o aluno perceba que, no exemplo dado, ao virar a folha, as linhas, que estavam em sentido vertical, passarão a assumir o sentido horizontal. Na sequência foi distribuída ente as crianças uma folha de papel A4, onde   alunos colarão as tiras   já recortadas em papel colorido de acordo com o modelo exposto, e que também observarão em seu trabalho que as linhas tomam outra forma da horizontal para a vertical e, vice e versa, em seguida o mesmo trabalho será desenvolvido, valorizando, neste momento, a criatividade dos alunos na organização e colagem das tiras formando  imagens diversas. Após realização da colagem, acontece o momento da socialização onde, cada um expõe e fala sobre o seu trabalho, fazendo também a observação do total de linhas usadas  em sentido vertical e também em sentido horizontal.
Depoimento do aluno Gustavo Menegão:  “ Eu fiz uma estrada de trem mas se eu virar a folha aparece uma escada, é que as linhas ficaram diferentes
Aproveitando o momento de minha percepção  em relação à internalização da aprendizagem em questão, solicitei que os demais alunos também virassem suas folhas e observassem o que ficou registrado, percebi então que  muitos  trabalharam, no oral, sem dificuldade, mas outros  em sua minoria apresentaram algum grau de dificuldade, precisaram de ajuda. Também percebi que talvez, o grau de dificuldade ocorreu por haver trabalhos onde as tiras, foram coladas de maneira  inclinada,  o  que não deixei de ressaltar  também, a importância da vertical inclinada para a construção de, por exemplo, um triângulo.
Avaliando o trabalho posso dizer que o desenvolvimento deste projeto tem ajudado muito no processo ensino aprendizagem.
Foto 1- Trabalho do aluno Gustavo seguindo o modelo apresentado pela professora
 
Foto 2 - Aluno Gustavo  demonstrando os "trilhos do trem"

Foto 3 - Aluno Gustavo demonstrando a "escada"




Concluindo o desenvolvimento  do projeto  “ Lateralidade”

No trabalho realizado com linhas horizontais  e verticais , pode-se perceber uma evolução muito boa. Em sala de aula no que diz respeito a ordenar e posicionar e espaçar.
Para tanto foi elaborado uma proposta de trabalho com palitos de picolés, ordenando-os na ordem com espaçamento entre eles  tanto na horizontal como na vertical.
Em seguida para melhor avaliar a atividade, sugeri  para recortar e colar linhas de papel nas linhas horizontal e vertical.
Pode-se constatar uma boa evolução por parte dos alunos neste sentido. Este trabalho favoreceu  a compreensão  no momento de ordenar nas linhas do caderno operações matemáticas, espaçando os algarismos  verticalmente pois é desta forma que as operações  são elaboradas . Esta é uma questão complexa para crianças elaborarem esse processo de entendimento.
Deve-se destacar a influência que essas situações de num primeiro momento  brincar, recortar, colar , para depois se chegar  e efetivar  a aprendizagem do aluno, e de grande valia para seu crescimento e elaboração do seu conhecimento cognitivo.

Professora Regina Arcari




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