sexta-feira, 18 de março de 2016

ATIVIDADE DE SEQUENCIA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS E CORES - 1º ano Integral




O aluno recebe figuras geométricas, triangulo quadrado, círculo, que deverá ser recortada,e colada de acordo com a sequencia exposta, porém o aluno deverá pintar de acordo com sua preferência de cores. Ao colar deverá observar a sequencia exposta por mim no que se refere à sequencia de  cores.
 
Terminada a atividade de recorte, pintura e colagem, em minha observação deixo registrado:
Em relação à sequencia das cores , recorte/colagem e mudança de cor, realizamos uma  análise estatística, para melhor entendimento de cada aluno em relação a  evolução do processo  de aprender, entendimento do tema deste projeto : Lateralidade,  agilidade e desenvoltura nas respostas diante da atividade.
Neste dia, estavam presentes: 17 alunos, sendo que destes, 07 alunos realizaram sem dificuldade a sequencia de cores,  enquanto que 10 alunos, não o conseguiram .
Neste trabalho considerado  de fácil compreensão , realizei uma nova observação com dados mais precisos, sendo :
1.       07 alunos com dificuldade na ordenação sequencial das figuras ( jogaram as figuras na página.
2.       01 aluno com grande dificuldade motora
3.       01 aluno com dificuldade  de localização espacial
4.       16 alunos com dificuldade de copiar a figura do triângulo.
5.       16 alunos com dificuldade  em relação ao manuseio do lápis de cor no colorir as figuras geométricas apresentadas.(força e movimento)
6.       13 alunos com dificuldade de estabelecer limites.
Estas observações,  por mim realizadas, nesta atividade, falam  por si só que , este projeto, que ainda é uma criança, está surtindo o efeito desejado  e que meu trabalho está tomando forma e,  despertando o meu desejo de continuar , bem como do meu aluno em evoluir em  seu processo de ensino aprendizagem.
  



quinta-feira, 17 de março de 2016

Atividade de História com o 6º ano "CAÇADORES DE RELÍQUIAS "






Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto
Diretora: Roseli Botegal
Diretora Pedagógica: Vanice Schizzi
Professoras: Daiana A. Fontana Cecatto e Vanderleia
Componente Curricular: História


A atividade intitulada "Caçadores de Relíquias" foi  desenvolvida no componente curricular de História com os alunos do 6° ano 01. Os alunos  trouxeram diversas fontes históricas, catalogaram os objetos, contaram de onde vieram tais objetos e sua importância para a família.
 Esta iniciativa tem como objetivo apreciar a história local e a história do aluno, além de se compartilhar o conhecimento de forma interativa, que ocorreu através da organização de  uma exposição com objetos antigos, considerados fontes históricas. Por “fonte histórica” entende-se que são todos os vestígios da vida humana no passado utilizado pelo historiador, como fotografia, fita cassete,  cds, discos, pintura, livro, certidão de nascimento, de óbito, carta, moedas, vestuário, etc. 
A exposição foi apreciada pela  Direção e alunos de outras salas que visitaram a exposição. Este trabalho “Caçadores de Relíquias” além de promover a iniciativa e  motivação  do discente, também é uma forma riquíssima de promover o conhecimento, valorizando a História através da  aplicação do conhecimento.   Ela chama atenção dos alunos  para a observação dos objetos, considerando-se o modo de viver das pessoas de determinada época e também destaca a importância dos documentos e objetos para a preservação da memória.
Foto 1- Fontes históricas catalogadas


Foto 2-  A turma do 6° ano e  as professoras Daiana e Vanderleia


Foto 3- Alunos  ajudando a organizar a exposição


Foto 4 - Exposição das fontes históricas


Foto 5- Alunos  do 9° ano visitando a exposição

Foto 6- Aluna Allanys  do 6° ano explicando aos visitantes sobre as fontes históricas

Foto 7- Aluno João Vitor explicando aos visitantes os objetos da exposição

terça-feira, 15 de março de 2016

TÊNIS DE MESA: ALÉM DA DIVERSÃO...



Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto
Diretora: Roseli Botegal
Diretora Pedagógica: Vanice Schizzi
Professores: Waldemor  Chibicheski  Slongo
                     Acácio Chibicheski Slongo
                    Cezar Stori Ramos

TÊNIS DE MESA: ALÉM DA DIVERSÃO...

Nossos Professores de  Educação Física:   Waldemor,  Acácio e Cezar, priorizam  a saúde, no desenvolvimento do trabalho escolar , buscando  o desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio rápido, do controle emocional, dos sentidos / tato visão e audição, de lateralidade,  enfim, é a saúde física, mental  e social em evidência,  aliada ao processo de ensino-aprendizagem  que faz a diferença em relação ao  direito de aprender da criança e do adolescente;
Enquanto professores, salientamos o compromisso  do nosso aluno o respeito e a responsabilidade, durante as aulas, ressaltando a necessidade de concentração a fim de melhorar o poder de raciocínio. Sem menos importância é o autoconhecimento, o controle emocional e a auto estima sempre em alta”, ressalta o professor Acácio.
O tênis de mesa, se assemelha com o jogo de xadrez, ambos necessitam da compreensão  não só das diversas alternativas de jogadas no momento do jogo, mas também, da compreensão das possíveis respostas do adversário.
O objetivo da equipe de profissionais da área de Educação Física da escola é buscar também o desenvolvimento da linguagem oral, o interagir, o socializar conhecimentos, ressaltando os valores sociais como fator determinante para o bem viver em sociedade.
Hoje, contemplamos o tênis de mesa  na escola.


Jogo de tênis de mesa

Foto do professor Acácio ensinando os alunos a jogar