CENTRO DE EDUCAÇÃO TANGARAENSE MARA REGINA SIMIONATTO
DIRETORA GERAL: Roseli Botegal
DIRETORA PEDAGÓGICA: Vanice Schizzi
ESCOLA
Um dos poucos
questionamentoscom respostarápida e que deixa o entrevistado muito feliz
é :“Lembra de sua escola?”É automática a resposta e, um megafilmepassa em nossa mentetrazendo lembranças agradáveis desde o preparo
em casa para à escola, do caminho de ida
e vinda, o horário, o local, o lanche,
os corredores, as filas, o recreio, a sala de aula, os colegas, até a mão da professora e, muitas mais história lá vividas . Enfim, ela, tão
simples e tão quieta, deixoutão profundas marcas em cada um de nós. Afinalé nela que acontecem as primeiras relações
fora da família, os medos, as inseguranças, as frustrações,as disputas... tudo são conquistas que vão abrindo caminho para o aprender a
lidar com inúmeras situações que aparecerão ao longo da vida . A Escola é o
único lugar onde a divisãoresulta em
soma.É o segundo lugar mais importante
na, e para a vida, é o lugar que depois
da família, temo objetivo de
proporcionar ao sujeito o sucessodo letramento e dos valores para a formação
do cidadão consciente e responsávelpela
construção de uma sociedade cada vez mais justa.
Na história de minha vida
profissional, presenciei várias situações: para muitos a escola foi uma escada,
para outros uma janela aberta, para outros tantos,uma prisão e para tantos outros um refúgio...Cada qual com sua linha de pensamento para o
momento histórico. Mas nuncaouvi alguém
dizer : “Me arrependo de ter ido a Escola”ou , ”Me arrependo de ter estudado”.
Homenagem aoDia da Escola-15/03/2016
Vanice Schizzi /Orientadora pedagógica
Foto do mural da escola confeccionado pela professora Marizete Piana
CENTRO
DE EDUCAÇÃO TANGARAENSE MARA REGINA SIMIONATTO
DIRETORA
GERAL:ROSELIBOTEGAL
ORIENTADORA
PEDAGÓGICA:VANICESCHIZZI
PROFESSORA:
REGINA ARCARI
1°
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO: LATERALIDADE
1.Objetivo
Geral : Proporcionar à criança oportunidade
para perceber que a lateralidadeestá
presente em todos os momentos de suas vidas.
2.Objetivos
Específicos:
2.1.Identificar
a lateralidade e o espaço no próprio corpo em diferentes posições;
2.2.Possibilitar
aos alunoso reconhecimento da questão
lateralidade nos abjetosexistentes na
sala de aula;
2.3.Proporcionar
trabalhos onde os alunos possam construirseu conhecimento
2.4.Propor
momentos de socialização das descobertas em sala de aula.
3.Justificativa:
Torna-se necessário que o educador
compreenda a importância de trabalhar com seus alunos todas as questões referentes
ao desenvolvimento motor da criança, principalmente nos anos iniciais de sua
escolaridade, o que possibilita inúmeros benefícios ao sujeito em todas as
áreas do conhecimento favorecendoo
entendimento para a vida. Não se pode negar que a elaboração de tais conceitos
possibilitará ao aluno o entendimento não sóde seu corpomas também a
utilização doespaço que o cerca.
É
importante que a criança até seus 8 anos, em média, tenhaa
percepção global de seu próprio corpo em
relação ao espaço que vive paraentender
e, apoderar-se com mais facilidade do correto traçar das letras e dos numerais visando sempre um aprender a ler e a escrever
com mais facilidade. Do contrário, a criança crescerá atingindo a fase adulta
com dificuldades de encontrar a direção (esquerda, direita, dentro fora ..); de
interiorização de si mesmo; de imaginação; de percepção do espaço em que vive (esbarrar
em coisas por exemplo); dificuldade de leitura e escrita (já citado); e também
dificuldade de organização.
4.Metodologia:
Num trabalho interdisciplinar trabalha-se
junto com a criança atividadesdiversas,
envolvendo riscas, recortes, colagem, trabalho com palitos, jogos, observações
e conclusões . Trabalhos em sala de aula voltados para o desenvolvimento da lateralidade envolvendo
noção espacial que ajudem a criança
alidar com suas dificuldades.
Disciplinas contempladas:
Língua Portuguesa: Linguagem oral, desenvolvendo a
habilidade de ouvir e falar, na linguagem escrita o traçado das letras
(direção).
Matemática: Junto
com língua Portuguesa, (direção, esquerda, direita, dentro, fora, em cima,
embaixo); proporção do próprio corpo, imaginação, distância, proximidade, (organização
do espaço...), traçado dos números. Distância: tamanho do pé ou da mão do pai e
do aluno, idade do pai e do aluno (distância de tempo), Calendário o antes e o
depois
Educação
Física: Atividade física ritmada. Músicae letra da cantiga , Escravos de Jó. Este trabalho foi desenvolvido em
parceria com o professor de Educação Física, que comandou a brincadeirada seguinte forma:Os alunos receberambrinquedos, que, sentados no chão, em
círculo, obedeciam ao comando da letra , no ritmo da música, buscavam as
direções do comando. Busca-se com esta brincadeirao entendimento de que no espaço não existem
direções objetivas, o entendimento de direita e esquerdasão determinadassobre a base das atividades realizadas com o
próprio corpo. No trabalho realizado, constatou-se a grande dificuldade que as
crianças carregam consigo, mesmo tendo passado pela Educação Infantil, não só
da compreensão da organização do espaço em relação ao próprio corpo, mas também
dasintonia entre o ritmo e a atividade
de esquerda, direita, frente, atrás, em cima embaixo. Em nossa avaliação,
podemos dizer que se faz necessário o processo de construção do conhecimento,
para a construção das habilidadesrítmica
e motora, em constante diálogo com as aulas de Educação Física, fator
determinante para que o aluno aprenda com mais facilidade o ler e o escrever.
5.Atividades:
Atividades musicais, atividades lúdicas, jogos,
recorte e colagem com palitos, atividades de ouvir, socialização das atividades
entre os alunos ( “eu fiz assim”... etc), que desenvolvam habilidade de
direita e esquerda bem como domínio do espaço em relação ao próprio corpo
ou ao que está a sua volta. Atividade de alongamento, ( esticar as mãos acima
da cabeça, colocar uma mão na cabeça
outra na barriga, agora as duas mãos nos joelhos, colocar as mãos atrás das
costas, colocar uma atrás das costas outra na barriga, a mão direita toca no
cabelo, a mão direita toca no joelho
esquerdo. Brincadeira de passa bola, passa arco. Atividades de localização de
objetos no espaço escolar, na sala de aula, na mesa individual, chamar atenção
para os objetos que estão sempre no mesmo lugar, Trabalho de recorte de figuras
iguais de tamanhos diferentes, recortar tiras de papel , amarrar, fazer nó,
fazer laço, pesquisa em casasobre
tamanhos diversos, socialização em sala de aula. Trabalhar com palitos de picolé, montar e
desmontar letras ( letra H, por exemplo, muitas possibilidades), atividades de
dança , coreografia entre tantas outras que visem o desenvolver do conceito de
lateralidade, dobradura, ...
Exemplos
de atividades:
a)Gravuras
montadas de animais, formando pares, são distribuídas aos alunos, estes devem
observar as gravuras e obedecer ao comando da professoraassim: Mostre a ovelhacom a cabeça voltada para baixo , quem a
tiver deverá mostrar aos colegas e fixar no mural, e assim consecutivamente ,
até ordenar os animais por pares.
b)Construção de linhas com papel colorido:
Distribuídoos papeis coloridos, os alunos recortaram tiras que passam
aorganizá-las sobre a mesa de trabalho,
linha no sentido horizontal e vertical, formando várias situações de acordo com
o comando da professora. (trabalho semelhante a atividade com o palito de
picolé).
c)O mesmo trabalho feito com as tiras,
agora foi realizado com o próprio corpo.
d)Distribuídogravuras de dois peixes para cada aluno.
Realizaram o recorte e colagem, seguindo o comando da professora.
6.Avaliação
desta atividade:
Muitas
foram as dificuldades de entendimento, alguns alunos apenas viram a figura e
colaram,porem o detalhe das figuras
estava nos olhos dos peixes. Os alunos precisaram observarque opeixe direcionadopara a esquerda estava com o olho voltado
para cima da boca ,e o segundo peixe deve ser colado direcionado para a direita
. Muitas dificuldadede localização,
ainda encontrada.
Obs.: As atividades
continuam, por estarmos em processo de construção do conhecimento, trabalho em
estudo. Até o momento, observa-se que as
ferramentas como jogos , brincadeiras, recorte e colagem, e montagens( lúdico), são de grande importância para o
desenvolvimentodo conceito de esquerda
,direita, subir, descer, audição ,equilíbrio,visão, tato, acima, embaixo, a frente, atrás... uma vez que , mesmo nas
dificuldades percebe-se o avanço da apropriação do entendimento por parte do
aluno no que diz respeito ao temaapresentado e em construção junto com o aluno.
Segue
alguns registrostrabalhados até o
momento.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO
PROJETO EM DESENVOLVIMENTO: LATERALIDADE
ATIVIDADE COM PALITOS
DE PICOLÉ:
Obs.: Os palitos são decorados
com a colagem prévia, material organizado pelo professor,utilizando corações de vários tamanhos, cores e posições.
Desenvolvimento:
As crianças são colocadas no chão,
sentadas lado a lado, formando um círculo. A professora, entrega para cada
criança, dois palitos de picolé decorados de forma diferente um emrelação ao outro. Na sequencia são observadas
as cores, os tamanhos e a posição de cada coração colado no palito de picolé.
Após feito o trabalho de observação os alunos são convidados a encontrar o
palito, que está na mão de um dos colegas do grupo, para que juntos formem o
par de iguais. Após encontrar o palito igual ao seu, forma-se o par no centro
do círculo.Concluindo a atividade, os alunos
são questionados a respeito do formato dos corações: maior,
menor e intermediário, posição dos corações colados, cor dos corações, espessura
dos corações e, corações partidos ao meio (metade).
Avaliação:
Durante o desenvolvimento da
atividade(formar os pares dos palitos
de picolé), não houve muitas dificuldades, apenas um pouco de tumulto , visto a ansiedade
em buscar os pares .A maior dificuldade foi em classificaros corações colados nos palitos em relação ao seu tamanho, etc.
A participação foi muito boa, por
parte dos alunos, percebi maior interesse em acertar, concentraçãopara colocar em prática os meus comandos ,
melhor percepçãoem relaçãoao tamanho, porém, confusões fora constatadas,
o trabalho em equipe foi espontâneo, uma criança ajudando a outra por instinto.
Em seguida iniciou-se a ideia de
horizontalidade e verticalidade com o manuseio dos palitos de picolé em cima da mesa, em
figuras planas. Com quatro palitos os alunos formaram linhas horizontais e
verticaisentre outras figuras
geométricas.
Por ser um processo de
aprendizagem, avanço no entendimento de
lateralidade foiobservado durante o
desenvolvimento da atividade.
Atividade: Muito prazer, Frida!
Trabalhando interdisciplinaridade, dentro do
projeto: Arte com lateralidade, com osalunos do 1º ano Integral.
Através da leitura de imagem, das obras da Artista
Frida Kahlo, os alunos são conduzidos a perceber que, seja na pintura,
escultura ou fotografia, todas,carregam
consigoqualidades quenos conduzem as mais diversasinformações.
Para
entendermos tais informaçõesé
necessário despertar em nosso aluno, um olhar crítico, o que levará a todos os
envolvidos na atividade , as características formais da obra, em termos de
linhas, tons, cores, posições, espaço e massa, por exemplo. Concluindo assim
que, ao entendermos suas propriedades
físicas, como para seus materiais e processos, aprofundaremos nossa compreensão
e entendimento do objeto artístico.
Fotos:
Procedimento:
Observando obras da artista: Frida Kahlo, como
leitura de imagem em seu trabalho exposto percebe-se o autorretrato no decorrer de sua vida. Nelas Identificamosas diferentes composições, posições do rosto
e corpo, formas criadas, cores utilizadas, as técnicas empregadas de cada obra.
Depois, em uma conversa, com os alunos sobre as
propostas da artista, vieram a
perguntas:
* Do que é feito um retrato?
Para a realização de um retrato, o artista
precisa conhecer o aspecto físico e a personalidade da pessoa a ser retratada.
Então, para retratar a aparência, podemos utilizar um espelho, como proposta de
trabalho cada um representou seu desenho do retrato, observando-se em um
espelho.
Após o trabalho realizado, cada aluno socializou
seu trabalho ,percebi a satisfação dos alunos ao falarem sobre sua
releitura,dizendo, por exemplo: : não
ficou igual ,o meu rosto que vi (no espelho), saiu feio, mas minha mão fiz do
lado certo, como me vi no espelho, ou o laço de minha tiara está do lado
direito e assim sucessivamente. Muitos foram os comentários a respeito .
Num segundo momento, ficamos todos em pé .Eu, professora ,dirigi o trabalho
de movimento corporal( lateralidade),
falando os gestos a serem imitados por mim num trabalho de complementação da
obra em estudo envolvendo o temado
projeto com a visão de lateralidade através do movimento corporal.
Concluo que, a Psicomotricidade envolve condutas motoras que darão suporte para o
desenvolvimento cognitivo da criança, entendendo que o corpo torna-se um meio dinâmico que, se explorado,
possibilita o acesso à aprendizagem com maior facilidade eliminandoinúmeras limitaçõesde aprendizagem.
A psicomotricidade deve ser considerada a base do
processo educacional desde a educação
infantil e, tendo continuidade nas séries seguintes. Pode afirmar que, sem
odomínio de seu corpo e a
estruturação de suas habilidades psicomotoras, a criança apresentará
dificuldade no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Através
deste trabalho constatamos oavanço
cognitivo emnossas crianças. Aprender
como orientar seu próprio corpo em relação a objetos e pessoas, explorar
movimentos com o corpo, valorizar a expressão corporal, desenvolver noções de
lateralidade e habilidades espaciais, percebendo a organização do nosso espaço
como um todo, é o nosso aluno precisa, desde a Educação Infantil para seu
melhor domínio das linguagens, seja orais ou, escritas, fator determinante para
a vida em sociedade.
Professora de Arte: Marizete Piana
Alimentando o projeto:
LATERALIDADE
Professora Regina Arcari
LINHAS: VERTICAL E
HORIZONTAL
Após oportunizar o trabalho de socialização
entre os alunos sobre os conceitos já adquiridos dos termos: vertical e horizontal, oportunizando a contação
de experiências vividas, chega o momento de colocar em prática. Dado um modelo (foto 1)
e fazendo com que o aluno perceba que, no exemplo dado, ao virar a folha,
as linhas, que estavam em sentido vertical, passarão a assumir o sentido
horizontal. Na sequência foi distribuída ente as crianças uma folha de papel
A4, onde alunos colarão as tiras já recortadas em papel
colorido de acordo com o modelo exposto, e que também observarão em seu
trabalho que as linhas tomam outra forma da horizontal para a vertical e, vice
e versa, em seguida o mesmo trabalho será desenvolvido, valorizando, neste
momento, a criatividade dos alunos na organização e colagem das tiras
formando imagens diversas. Após realização da colagem, acontece o momento
da socialização onde, cada um expõe e fala sobre o seu trabalho, fazendo também
a observação do total de linhas usadas em sentido vertical e também em
sentido horizontal.
Depoimento do aluno Gustavo Menegão: “ Eu fiz uma estrada de trem mas se eu virar a
folha aparece uma escada, é que as linhas ficaram diferentes”
Aproveitando o momento de minha percepção em
relação à internalização da aprendizagem em questão, solicitei que os demais
alunos também virassem suas folhas e observassem o que ficou registrado,
percebi então que muitos trabalharam, no oral, sem dificuldade, mas
outros em sua minoria apresentaram algum grau de dificuldade, precisaram
de ajuda. Também percebi que talvez, o grau de dificuldade ocorreu por haver trabalhos
onde as tiras, foram coladas de maneira inclinada,o que
não deixei de ressaltar também, a importância da vertical inclinada para
a construção de, por exemplo, um triângulo.
Avaliando o trabalho posso dizer que o
desenvolvimento deste projeto tem ajudado muito no processo ensino aprendizagem.
Foto 1- Trabalho do aluno Gustavo seguindo o modelo apresentado pela professora
Foto 2 - Aluno Gustavo demonstrando os "trilhos do trem"
Foto 3 - Aluno Gustavo demonstrando a "escada"
Concluindo o desenvolvimento
do projeto “ Lateralidade”
No trabalho realizado com linhas horizontais e verticais , pode-se perceber uma evolução
muito boa. Em sala de aula no que diz respeito a ordenar e posicionar e
espaçar.
Para tanto foi elaborado uma proposta de trabalho com
palitos de picolés, ordenando-os na ordem com espaçamento entre eles tanto na horizontal como na vertical.
Em seguida para melhor avaliar a atividade, sugeri para recortar e colar linhas de papel nas
linhas horizontal e vertical.
Pode-se constatar uma boa evolução por parte dos alunos
neste sentido. Este trabalho favoreceu a
compreensão no momento de ordenar nas
linhas do caderno operações matemáticas, espaçando os algarismos verticalmente pois é desta forma que as
operações são elaboradas . Esta é uma
questão complexa para crianças elaborarem esse processo de entendimento.
Deve-se destacar a influência que essas situações de num
primeiro momento brincar, recortar,
colar , para depois se chegar e
efetivar a aprendizagem do aluno, e de
grande valia para seu crescimento e elaboração do seu conhecimento cognitivo.